top of page
TOPO.jpg
REC+IPO.gif
REC+CABO 2.gif
728X90PXLS.gif
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg

18/01/2026- Estudante recifense brilha com nota 1000 na redação do Enem 2025

  • Foto do escritor: Angelo Mota
    Angelo Mota
  • 18 de jan.
  • 2 min de leitura
Caio atua como monitor no Colégio Núcleo, onde estudou durante o ensino médio (Nicolle Gomes/DP)
Caio atua como monitor no Colégio Núcleo, onde estudou durante o ensino médio (Nicolle Gomes/DP)

Pernambuco tem motivos de sobra para comemorar os resultados do Enem 2025. O jovem Caio Silva Braga, de 18 anos, morador do Recife e estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), alcançou a pontuação máxima na redação, mesmo sem criar grandes expectativas para a prova – que ele fez mais por costume e para apoiar alunos em mentorias.



O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Caio impressionou os corretores com um texto bem articulado e repertório sociocultural diversificado:

  • Na introdução, valorizou o olhar dos povos indígenas sobre os idosos como guardiões da sabedoria, com referência ao livro “O Karaíba”, do escritor indígena Daniel Munduruku.

  • No desenvolvimento, contextualizou historicamente o envelhecimento como um “privilégio” inacessível aos escravizados, citando a Lei dos Sexagenários, de 1885.

  • Para fechar com chave de ouro, trouxe o filme nacional “Vitória” (2025), protagonizado por Fernanda Montenegro, como exemplo de autonomia e força na terceira idade.



Caio revelou que dedicou apenas cerca de 10 minutos ao planejamento e optou por uma abordagem otimista e inclusiva sobre o tema. “Quando você olha e vê um mil, é muito esquisito. Fiquei muito feliz, não tinha muita expectativa”, contou ele, que aconselha os próximos candidatos a cuidar da saúde mental e estudar com profundidade, sem rigidez excessiva.

E a boa notícia não para por aí: Pernambuco registrou duas notas mil na redação em 2025. O outro destaque é Wellington Ribeiro, também do Recife, reforçando a força dos estudantes nordestinos no exame.

Parabéns, Caio, Wellington e todo o Pernambuco que representou com garra! 🚀

 
 
 

Comentários


bottom of page