top of page
TOPO.jpg
REC+IPO.gif
REC+CABO 2.gif
728X90PXLS.gif
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg

04/02/2026- CNH em PE: Detran avalia fim da manobra de baliza como etapa obrigatória

  • Foto do escritor: Angelo Mota
    Angelo Mota
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura
Prova de baliza (Foto: Detran-PE)
Prova de baliza (Foto: Detran-PE)

O Detran-PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco) está analisando a possibilidade de eliminar a manobra de baliza como etapa obrigatória e eliminatória na prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida segue as novas diretrizes nacionais estabelecidas pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), divulgado no início de fevereiro de 2026.


De acordo com nota oficial do Detran-PE divulgada nesta terça-feira (3 de fevereiro de 2026), o órgão iniciou uma avaliação técnica detalhada do manual para verificar impactos nos procedimentos, sistemas informatizados, fluxos operacionais e capacitação dos examinadores. O objetivo é assegurar segurança jurídica, padronização e isonomia no processo de habilitação antes de qualquer alteração.


Principais mudanças propostas no manual da Senatran:

  • A baliza deixa de ser uma etapa isolada e obrigatória em espaço delimitado (como entre cavaletes).

  • A habilidade de estacionar passa a ser avaliada de forma integrada ao percurso em via pública, no final do exame ou em situações reais do trânsito.

  • O foco maior fica na condução segura no dia a dia: leitura de sinalização, interação com pedestres e outros veículos, tomada de decisões e respeito às regras de trânsito.

  • Outras atualizações incluem novo limite de pontuação (até 10 pontos para reprovação) e maior flexibilidade em falhas técnicas simples (como motor apagar).

Pelo menos 11 estados já adotaram ou estão implementando a remoção da baliza como critério eliminatório específico em 2026, como São Paulo, Sergipe, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Em Pernambuco, a mudança não é imediata: depende da conclusão da análise técnica, ajustes necessários e treinamento de examinadores.

Candidatos em processo de habilitação devem continuar se preparando conforme o modelo atual (incluindo baliza em muitos casos) e acompanhar atualizações no site oficial do Detran-PE (detran.pe.gov.br) ou na autoescola credenciada.

 
 
 
bottom of page