top of page
TOPO.jpg
REC+IPO.gif
REC+CABO 2.gif
728X90PXLS.gif
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg

17/11/2025- Enem 2025 termina com 30% de faltosos no segundo dia e MEC já adianta novidades para 2026

  • Foto do escritor: Angelo Mota
    Angelo Mota
  • 17 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, durante coletiva sobre o segundo domingo do Enem - ANgelo Miguel/MEC
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, durante coletiva sobre o segundo domingo do Enem - ANgelo Miguel/MEC

O segundo domingo do Enem 2025 (16/11) registrou abstenção de aproximadamente 30% dos quase 5 milhões de inscritos. Quem faltou no primeiro dia geralmente não voltou, o que fez o índice subir um pouco em relação ao domingo anterior (27%). No total, 70% dos candidatos fizeram as duas etapas.


As provas de ontem foram Matemática e Ciências da Natureza. Tudo transcorreu sem grandes problemas nacionais, só alguns perrengues localizados (apagão em cidades do RS e CE, adiamento no RJ por segurança e reaplicação marcada para dezembro em locais afetados pela COP30 no Pará e por tornado no Paraná).

Gabarito sai na quinta (20) e a nota individual só em janeiro de 2026.


O que vem por aí no Enem 2026

O ministro Camilo Santana aproveitou a coletiva de encerramento para soltar as principais mudanças que já estão sendo estudadas:

  • Transformar o Enem em avaliação oficial do 3º ano do Ensino Médio (ou seja, foco maior em medir o aprendizado da escola, não só servir de vestibular).

  • Prova possivelmente 100% digital e aplicada apenas para alunos concluintes.

  • Primeira aplicação internacional em 2026: Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, em português, para brasileiros que moram fora e estrangeiros interessados.

As alterações ainda vão passar por consulta pública e estudos técnicos até março do ano que vem, mas o recado é claro: o Enem está mudando de cara.

Quem fez esse ano respira aliviado, quem vai fazer em 2026 já começa a se preparar pra um exame bem diferente. Boa sorte a todos e boa recuperação pós-prova!

 
 
 

Comentários


bottom of page