top of page
TOPO.jpg
REC2+IPO.gif
REC+CAB.gif
REC2+CAM.gif
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg

14/12/2025- Estado fecha 12 cadeias no interior e realoca mais de 100 presos em Pernambuco

  • Foto do escritor: Angelo Mota
    Angelo Mota
  • há 7 horas
  • 1 min de leitura
Doze cadeias de Pernambuco foram desativadas no interior (Foto: Reprodução/Google Street View)
Doze cadeias de Pernambuco foram desativadas no interior (Foto: Reprodução/Google Street View)

Doze cadeias públicas localizadas no interior de Pernambuco foram desativadas pelo governo estadual, resultando na transferência de 113 detentos para outras unidades prisionais. A ação integra uma reorganização do sistema penitenciário conduzida pela Secretaria Executiva de Administração Prisional (SEAP-PE).

As unidades fechadas funcionavam em cidades como Afrânio, Carnaíba, Flores, Glória do Goitá, Ibimirim, Moreilândia, Nazaré da Mata, Parnamirim, Riacho das Almas, Sertânia, Tuparetama e Vicência. De acordo com o governo, esses espaços apresentavam problemas estruturais, além de manterem poucos internos, o que tornava a operação inviável.

Os presos foram encaminhados para presídios localizados em Salgueiro, Petrolina, Limoeiro, Arcoverde e Pesqueira. Segundo a gestão estadual, essas unidades oferecem melhores condições de segurança e acesso a serviços básicos, como atendimento de saúde, atividades educacionais e assistência jurídica.

A medida faz parte das ações do programa Juntos pela Segurança, que prevê ajustes na política prisional e otimização dos recursos públicos, além da ampliação de vagas em unidades de maior porte.

Apesar disso, a iniciativa provocou reação da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), que solicitou esclarecimentos à SEAP sobre o processo de transferência e as garantias de acesso dos advogados aos detentos durante a mudança.

O governo afirma que o reordenamento do sistema penitenciário continuará com novas etapas previstas nos próximos meses.

 
 
 
bottom of page