Recife Pedala: 82% dos Ciclistas Usam a Bike para Trabalhar
- Angelo Mota
- 4 de jun.
- 2 min de leitura

A bicicleta é um pilar da mobilidade no Recife. De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro 2024, conduzida pela Transporte Ativo em parceria com o Observatório das Metrópoles, 82% dos ciclistas recifenses utilizam a bike para se deslocar ao trabalho, destacando a capital pernambucana como um exemplo de ciclismo urbano no país.
Quem Pedala no Recife?
Com base em mais de 11 mil entrevistas em 18 cidades brasileiras, o estudo aponta que 78% dos ciclistas do Recife pedalam pelo menos cinco dias por semana, com 70% dos trajetos levando até 30 minutos. A agilidade é o principal atrativo para 64% dos participantes, que também demandam mais infraestrutura, como ciclovias e bicicletários. Mais da metade pedala há mais de cinco anos, consolidando uma forte cultura de mobilidade ativa.
Obstáculos e Necessidades
Embora o uso da bicicleta seja expressivo, a segurança no trânsito e a falta de infraestrutura adequada são desafios. Para 64% dos entrevistados, expandir a malha cicloviária é fundamental. A Ameciclo, associação local de ciclistas, defende maior integração com outros meios de transporte, como o metrô, que permite bikes após as 20h30 em dias úteis, e mais políticas públicas voltadas para a segurança.
Impactos Positivos
Pedalar no Recife contribui para reduzir a poluição, aliviar o trânsito e promover saúde. A cidade, que já conta com o sistema de bicicletas compartilhadas Bike PE, é a sétima capital do Brasil em extensão de ciclovias e planeja ampliar sua rede para incentivar ainda mais o ciclismo.
Como Pedalar com Segurança
Para aproveitar as ruas do Recife, siga as normas do Código de Trânsito Brasileiro, use equipamentos como refletores e buzinas, e prefira ciclovias ou o lado direito das vias, no sentido dos veículos. Com mais investimentos e conscientização, o Recife pode ser ainda mais amigável para quem pedala.
Veja mais detalhes no painel interativo da Transporte Ativo.









Comentários