Multidão acompanha abertura do conclave em telões no Vaticano; fumaça é esperada em breve
- Angelo Mota
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

A fumaça que indica se um papa foi escolhido está prevista para sair da chaminé do Vaticano (foto: ANDREAS SOLARO/AFP ) |
Na tarde desta quarta-feira, 7 de maio de 2025, uma multidão de fiéis e visitantes lotou a Praça de São Pedro, no Vaticano, para acompanhar o início do conclave que definirá o próximo Papa, sucessor de Francisco. Grandes telões exibem imagens ao vivo da chaminé da Capela Sistina, onde 133 cardeais eleitores iniciaram as deliberações secretas. A primeira fumaça, que sinalizará o resultado da votação inicial, deve surgir por volta das 14h (horário de Brasília), segundo informações do Vaticano.
O conclave teve início após a celebração da missa “Pro Eligendo Pontifice”, realizada às 10h (5h no horário de Brasília) na Basílica de São Pedro, conduzida pelo Cardeal Giovanni Battista Re. A cerimônia, que atraiu milhares de pessoas, foi marcada por preces para guiar a escolha do novo líder da Igreja Católica. Por volta das 15h45 (10h45 no horário de Brasília), os cardeais seguiram em procissão até a Capela Sistina, onde prestaram juramento de sigilo e deram início à primeira sessão de votação, após o tradicional comando “extra omnes” (todos para fora), que isola os eleitores.
A fumaça, que será preta em caso de votação inconclusiva ou branca se um novo Papa for eleito, é aguardada com ansiedade. A eleição exige dois terços dos votos (89 dos 133 cardeais), e a primeira rodada raramente resulta em um escolhido, como ocorreu nos conclaves de 2005 (Bento XVI) e 2013 (Francisco), que levaram dois dias. Na praça, fiéis entoam cânticos e rezam, enquanto a cobertura global, amplificada por transmissões ao vivo e redes sociais, mantém o foco na chaminé da Capela Sistina.
Comments