Fenearte 25 Anos: Maior Feira de Artesanato da América Latina Entra na Reta Final de Preparação
- Angelo Mota
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Evento começa em 9 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, celebrando a cultura e a gastronomia da mandioca

A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), maior evento de artesanato da América Latina, está na fase final de montagem e abre suas portas na próxima quarta-feira, 9 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o tema “A Feira das Feiras”, a feira celebra sua trajetória de 25 anos e homenageia as feiras livres do estado, verdadeiros celeiros da cultura artesanal pernambucana. O evento, que segue até 20 de julho, espera atrair cerca de 320 mil visitantes e movimentar R$ 108 milhões em negócios, reunindo mais de 5 mil artesãos em 700 estandes.
Este ano, a Fenearte destaca a gastronomia da mandioca, com foco nas tradicionais casas de farinha, símbolos do trabalho coletivo e artesanal. No Mezanino do Centro de Convenções, a Cozinha Fenearte apresenta 17 receitas exclusivas criadas por chefs renomados da Região Metropolitana do Recife e do Agreste, além de mestres farinheiros de Amaraji, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes. A programação gastronômica começa na quinta-feira, 10 de julho, às 16h, com a chef Miau Caldas e seu “caldinho com farinha de cambraia”. No dia seguinte, o chef César Santos traz a “Farofafá” às 16h, seguido por Hugo Prouvot com o “Peixe Pirão Caiçara” às 18h. Pratos como Suflado de Tapioca, Manuê de Caboclo e Macaxeira Armorial completam o cardápio, que estará disponível até o último dia.
A experiência gastronômica se estende pelo Circuito Fenearte, que, pelo terceiro ano, leva o evento além do Centro de Convenções, com dez restaurantes parceiros em Recife e Olinda oferecendo menus exclusivos à base de mandioca. Além disso, a feira conta com atrações como a Exposição em Homenagem ao Mestre Nado, com seus instrumentos musicais de barro, um espaço infantil renovado e uma praça de alimentação com quiosques e o Palco Fenearte, que terá shows diários.
Organizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Fenearte reafirma seu papel como vitrine da economia criativa, com artesãos de Pernambuco, de outros estados brasileiros e de diversos países, como os confirmados do Amapá e Maranhão. O evento funciona de segunda a sexta, das 14h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h. Ingressos podem ser adquiridos online ou em pontos físicos, como Shopping Boa Vista, Shopping Plaza, RioMar e outros. Para mais informações, acesse www.fenearte.pe.gov.br.









Comentários