top of page
TOPO.jpg
REC+IPO.gif
REC+CABO 2.gif
728X90PXLS.gif
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg
teste_V2.jpg

15/08/2025- Luiz Gonzaga é Homenageado no Panteão dos Heróis de Pernambuco

  • Foto do escritor: Angelo Mota
    Angelo Mota
  • 15 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Na última segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por unanimidade, a inscrição do nome do icônico cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no Livro do Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz, mantido no Museu Palácio Joaquim Nabuco. A proposta, de autoria do deputado estadual Antônio Moraes (PP), celebra o impacto do artista na cultura nordestina e brasileira.


Nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, no Sertão do Araripe, Luiz Gonzaga imortalizou o Nordeste com sua música, utilizando sanfona, zabumba e triângulo para difundir o baião e o forró. Suas canções, como Asa Branca, O Xote das Meninas e A Triste Partida, muitas compostas com parceiros como Humberto Teixeira e Zé Dantas, capturaram a essência, as alegrias e os desafios do povo sertanejo. “Gonzagão transformou a música nordestina em um símbolo de identidade, levando nossa cultura para além das fronteiras do Brasil”, destacou o deputado.


Antônio Moraes reforçou que a homenagem reconhece o legado de Luiz Gonzaga, falecido em 2 de agosto de 1989, no Recife. “Incluir seu nome no Panteão é uma forma de honrar um artista que, com talento e dedicação, colocou o Nordeste no centro da cultura nacional”, afirmou. A iniciativa se soma a outro reconhecimento recente: em 2024, Gonzaga foi inscrito como Herói da Pátria no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília.

 
 
 

Comentários


bottom of page