12/09/2025- Obra Emergencial Afeta Fornecimento de Água na Zona Norte do Recife
- Angelo Mota
- 13 de set.
- 2 min de leitura

Uma intervenção de urgência realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em uma adutora do Sistema Alto do Céu, na Zona Norte do Recife, está impactando o fornecimento de água para aproximadamente 300 mil moradores da capital pernambucana e de áreas próximas em Olinda. A necessidade de reparos imediatos foi identificada devido a falhas na infraestrutura.
Detalhes da Intervenção
Motivo: A obra foi necessária para corrigir problemas em equipamentos que controlam a pressão da rede de distribuição, evitando danos maiores ao sistema.
Duração: A interrupção no abastecimento teve início no último fim de semana e deve continuar até o final desta semana. Alguns bairros podem ter o fornecimento normalizado até sexta-feira, 19 de setembro de 2025, enquanto outros podem esperar até sábado, 20 de setembro de 2025.
Bairros Afetados no Recife (Zona Norte): Incluem Aflitos, Água Fria, Alto do Pascoal, Alto José Bonifácio, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Campo Grande, Campina do Barreto, Encruzilhada, Espinheiro, Fundão, Hipódromo, Jaqueira, Linha do Tiro, Mangabeira, Parnamirim, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Tamarineira e Torreão.
Bairros Afetados em Olinda: Amparo, Alto da Quafira, Alto do Cajá, Areias, Bairro do Recife, Caixa d'Água, Carmo, Cidade Alta, Cidade Nova, Eunápolis, Ilha de Itamaracá, Janga, Jangadinha, Nossa Senhora do Ó, Peixinhos, Rio Doce e Salgadinho.
Recomendações aos Moradores
Armazenar água em recipientes limpos para atender às necessidades básicas durante o período de interrupção.
A Compesa está atualizando o progresso dos reparos em seu site oficial (www.compesa.com.br) e aplicativo.
Para dúvidas ou emergências, contate o SAC da Compesa pelo número 0800 081 0195.
Problemas semelhantes no Sistema Alto do Céu já ocorreram em anos anteriores, como em 2022 e 2024, evidenciando a fragilidade do sistema de distribuição de água na região. Consulte o calendário de abastecimento no site da Compesa para mais informações.









Comentários